terça-feira, 13 de abril de 2010

OAB/RJ e cineasta abraçam uma causa essencial a democracia.

A partir dessa sexta feira, militantes desaparecidos na ditadura militar serão revividos em pequenos filmes dirigidos pelo cineasta Chico Abreia, para a "Campanha pela Memória e pela Verdade", da OAB/RJ.A campanha será oficialmente lançada no mesmo dia, às 10h, em um ato na sede da OAB do Rio, no Centro. Entre os jovens da época que serão revividos na interpretação de atores como Fernanda Montenegro e José Mayer, está o líder estudantil Fernando Santa Cruz, tio do nosso amigo Danilo.

É bom lembrar que o STF julga, nos próximos dias, a ação do jurista e professor da USP, Fábio Comparato, sobre a revisão da Lei da Anistia, para apurar excessos e atrocidades cometidos pelos monstros daquela época nos subterrâneos da nação. Mas é claro que nessas horas algumas vozes aparecem daqui e dali e fazem a velha direita bradar em uníssono, como nos velhos tempos..Faço questão de mostrar, abaixo, os principais focos de resistência:
. O ex-presidente do supremo Gilmar Mendes, o melhor amigo do Daniel Dantas.
. O jornal Folha de São Paulo, que vergonhosamente cunhou o termo “ditabranda” para se referir ao nosso, segundo eles, nem tão amargo assim período de exceção.
. O Globo, que ataca desde dezembro impiedosamente o PNDH e que já tive até a desfaçatez de lançar em seu editorial que excessos na época foram cometidos pelos dois lados.. Argumento similar ao que usa pra dizer que não existe racismo no Brasil.
. Diogo Mainardi, Borys Casoy, Jorge Bohausen, Ratinho etc.
. E por fim Jair Bolsonaro, que ostenta pendurada na porta de sua sala no congresso uma placa com o dizer: “Quem procura osso é cachorro!”

É a gente desse baixíssimo nível e aos poderosos como o supremo amigo do Dantas, que a mídia de pensamento único das famílias Frias, Mesquita, Civita e Marinho se junta para prestar um desserviço a história do nosso país.

Só que dessa vez não vai ter jeito, eles podem falar e escrever o que quiserem, de “ditabranda” a essas baboseiras desses doentes fascistas, porque a bola do jogo ta na quadra do STF que terá que se posicionar e dizer ao Brasil, América Latina e ao mundo todo, se os donos do poder podiam, antes de largarem o poder, absolver os homicidas, os torturadores e os estupradores que trabalhavam para eles.

Registre-se: O Brasil é o único país na América que se recusa, até hoje, a processar e julgar os criminosos que atuaram em defesa da ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário