sábado, 27 de novembro de 2010

Mediação é cada vez mais possível no Alemão.

Guerra da Globo pode não acontecer

A operação montada pela polícia no conjunto de favelas do Alemão começa a dar sinais de que uma rendição (ou deserção, recuo e até fuga..) em massa pode acontecer nas próximas horas.

Como disse anteriormente, as forças são absurdamente desiguais e o Estado já conseguiu nesses dois dias se impor e demonstrar uma superioridade suficiente para deixar os criminosos cansados e também reticentes quanto a um enfrentamento. Apostar nessa idéia não é nenhum absurdo, vide as primeiras rendições que já começam a acontecer.

A preservação da vida humana, por mais que as imagens e a própria história digam o contrário, dessa vez é uma possibilidade concreta: Aquele jovem que ocupava uma posição de destaque na hierarquia do tráfico e se entregou, hoje de tarde, junto da mãe e do irmão nos dá essa esperança. Quem há de dizer que não, meu Deus?

O Rio tem a obrigação moral de investir na mediação até onde for possível para evitar um gigantesco derramamento de sangue, frustrar o final do "filme de guerra" da Globo e toda a expectativa de vingança que foi gerada irresponsavelmente ao longo desses anos numa população descrente e traumatizada.

Globo.com - 27/11/210 18:44m

"Cerca de duas horas depois, José Júnior disse que os traficantes não demonstraram disposição para o enfrentamento. Ele conversou com bandidos do complexo durante a tarde, após ser chamado por bandidos e moradores das comunidades que estão cercadas pelas forças policiais. Na conversa, José Júnior falou sobre a possibilidade de evitar o enfrentamento e defendeu que os traficantes se entreguem imediatamente.
Ele acredita que o grande confronto esperado pela população pode não acontecer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário