segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Caco Barcellos dá lição de jornalismo a mídia dentro da Globo News

"Faço jornalismo e e não militância!"

As palavras do jornalista Caco Barcellos atingiram em cheio e ao vivo o maior centro de produção da mídia conservadora e partidarizada brasileira.

Na aula magna que deu na Escola de Magistratura da Justiça Federal, Caco já havia revelado, de forma pormenorizada, a maneira vergonhosa de operar dos meios de comunicação no Brasil, cujo principal expediente é o que ele chamou de jornalismo declaratório - aquele que se baseia em qualquer tipo de fonte (até bandidos!) para destruir reputações e inimigos ideológicos na busca cega para ocupar o centro do poder.

O vídeo é simplesmente imperdível. Nele, impressiona a desonestidade intelectual da jornalista da Globo News.Isso fica claro quando ela cita, ardilosamente, o exemplo de Palocci, para tentar confrontar o argumento de Caco. Ele, de forma bastante polida, ainda devolve pra ela o óbvio: que aquele era apenas um caso específico, mas que existem dezenas de outros (do jornalismo declaratório) que acontecem diariamente e fica tudo por isso mesmo.

Eu acho que nesse momento, pra essa entrevista sensacional se transformar num dos maiores momentos da TV BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS, Caco deveria ter emendado a fala dela, apontando a falta de isonomia da mídia empresarial – cujo correto era ir a fundo com o mesmo afinco para investigar os partidos, pessoas, causas etc_ alinhados ideologicamente à ela.

Claro que entendemos as razões para Caco não aproveitar essa “deixa”, mas que a levantada de bola da jornalista, exaltando o trabalho infatigável da turma da FSP, merecia um chute de primeira, indefensável, no ângulo…ah isso merecia.

segue o vídeo ondele rebate a jornalista:

http://www.youtube.com/watch?v=8OdncyENbdM

segue a aula magna de Caco:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/jornalismo-investigativo-e-declaratorio-por-caco-barcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário