quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jean Wyllis declara apoio a Dilma e pede financiamento público de campanha

Quero expressar o que eu gostaria de ter falado com a presidenta no encontro do qual o meu partido, o PSOL, decidiu não participar.

Na minha opinião, o primeiro passo dessa reforma deve ser o financiamento público exclusivo das campanhas. A democracia nunca será realmente eficaz se um candidato honesto só pode ter uma campanha pobre (e, portanto, não pode levar suas propostas à maioria da população) e um candidato apoiado pelas grandes empresas e corporações pode fazer uma campanha milionária, para depois favorecer, no governo, as empresas que o apoiaram.

A corrupção, muitas vezes, começa na campanha, quando o candidato aceita dinheiro de tal o qual empresário com interesses que dependem do cargo para o qual concorrem.

Precisamos terminar com as legendas de aluguel que se usam apenas para somar minutos de tempo de TV e permitem que um monte de pilantras cheguem ao Congresso e aos ministérios em troca disso. Para isso, precisamos democratizar o tempo de TV, com regras que não favoreçam esse tipo de especulação desonesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário