quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O projeto neoliberal que destruiu a educação no Rio de Janeiro

Claudia Costin é uma espécie de jagunça high-tech do Deus Mercado.

Segundo abaixo-assinado de professores, pesquisadores, estudantes e entidades representativas contra a sua nomeação para a Secretaria de Educação Básica do MEC "Costin faz parte de um grupo de intelectuais que seguem a férrea doutrina do mercado, onde tudo vira capital, inclusive as pessoas. Não mais educação básica, direito social e subjetivo, mas escola fábrica de capital humano.

Esta visão bastarda de educação objetiva apagar qualquer senso crítico dos alunos. Trata-se de transformar a ação humana em repetições rançosas de papéis pré-fabricados, reduzindo os homens a indivíduos médios, reproduções de tipos ideais que incorporam todos os traços e qualidades de que se nutrem as comunidades ilusórias. A privatização do ensino público, a fragmentação do trabalho docente, a perda da autonomia dos professores, a submissão estrita aos cânones neoliberais têm sido implementados por Cláudia Costin à frente da Secretaria Municipal da Educação na cidade do Rio de Janeiro.

Não por caso, quando Ministra da Administração Federal e Reforma do Estado no governo FHC, foi uma das responsáveis pela idealização e implementação do desmonte do Estado, incluindo-se aí as privatizações ou a venda do país e a quebra da estabilidade dos servidores públicos."

Não deixe de ler o texto abaixo  (Alcino Demby):

http://guilhotinada.wordpress.com/2013/10/01/repressao-e-projeto-de-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário